Páginas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

RENDA-SE À MAGIA DO NATAL


A magia está no ar, é natal. Se você já ouviu frase parecida em alguma propaganda na televisão, sabe do que eu estou falando. Sim, essa época é transmitida como algo místico, mágico, cheio de duendes e renas voadoras. Essas imagens entram tanto em nossas mentes que, sem perceber, acabamos por perder o verdadeiro sentido do Natal e passamos a comemorar um natal de propaganda da Coca-cola.

A real “magia” do Natal é perceber que o Deus Todo Poderoso, mesmo sendo Rei, se fez servo ao entrar em nossa condição humana. E, dessa forma, deu a si mesmo como O Presente para a humanidade. Isso mesmo. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito...” (João 3:16a) JESUS CRISTO é o Filho. O Filho é um com Deus. JESUS CRISTO é O Presente.
“Mágico” mesmo é ver que Ele desceu do seu trono para nascer de uma virgem e ficar envolto em panos, indefeso, deitado em uma manjedoura, rodeado de animais. É surpreendente perceber que três magos (eufemismo para “bruxos”) viram uma estrela mais brilhante e foram guiadas por ela, até que encontraram o bebê e o adoraram, dando-lhe presentes, reconhecendo que aquele era O Enviado. Espetacular é ouvir o coral de anjos cantando alegremente porque o Deus ilimitado limitou-se para poder presentear a humanidade.

Diante de tudo isso, é inegável que há muito o que se comemorar nessa época, afinal, foi uma data separada para se festejar O Presente. Tá certo que há toda a questão histórica de que O Presente não nos foi dado nessa data específica, que nessa época se comemorava uma festa pagã e blá, blá, blá... mas o significado do 25 de dezembro agora é outro: comemora-se o Nascimento daquele que dividiu a história em antes e depois. Ou pelo menos era isso o deveria ser comemorado.

Enfim, o que temos comemorado em 25 de dezembro? Será que temos festejado O Presente ou os presentes materiais e passageiros que ganhamos? Será que temos comemorado essa data deixando o seu significado passar despercebido, como se fosse apenas “mais uma festa onde a gente compra roupa nova, enfeita a casa e se reúne com a família para ouvir piadinhas do tipo 'é pa vê ou pra comer'”? Será que temos enfeitado nossos lares apenas porque a data exige ou como se fosse a ornamentação de uma festa de aniversário pra Ele? Se o nosso 25 de dezembro é desprovido de significado, realmente, não passa de uma comemoração pagã. Mas se damos presentes por que Ele nos deu O Presente, se nos reunimos para a Ceia como uma festa pelo Cristo, se enchemos tudo de luzes para dizer que “a Luz brilhou nas trevas”, aí sim, estamos numa festa muito cristã!

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E Ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6).

 
Boas festas! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário