Páginas

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

COMO ASSIM?



O maior é aquele que mais sabe, que tem mais cursos e a mais elevada formação acadêmica. O mais importante é quem tem mais dons. O maior é aquele que mais consegue impor sobre os outros aquilo que deseja que seja feito. É o que manda que é maior. É o mais rico que é mais importante, aquele da roupa mais cara, do carro mais bonito. O do cargo mais alto é mais importante, afinal, quanto maior o cargo, maior a pessoa.

Mas então chega um tal Nazareno e diz que o mais humilde é que é o mais importante. Como assim? O mesmo Nazareno fala, então, que o maior é aquele que serve aos outros. COMO ASSIM?

Os discípulos tinham um sério problema com o título de mais importante. Cada um queria ser o maior entre os outros. Vira e mexe, discutiam isso. "Eu subi com Jesus ao monte para vê-lo ser transfigurado, eu sou mais importante". "Nada disso, eu cuido do dinheiro, sou o mais digno de confiança, sou o mais importante". "Eu já curei mais pessoas que todos vocês juntos. É uma conclusão lógica afirmar que sou o maior." "Até parece. Eu sou o discípulo amado! Todos sabem que Jesus me considera maior que vocês". "Ah, é? Eu estou há mais tempo com o Mestre, estou mais parecido com Ele. Tenho certeza absoluta que eu sou o maior!". 

O Nazareno então, sempre misericordioso, mas também sempre indo direto ao ponto e apontando a verdade nua e crua, olha para eles e diz: "Mais importante é o mais humilde. Quem serve é que é maior". Os discípulos, então, ficam de bocas abertas, com aquela expressão de "como assim?".

Jesus é subversivo. Ele subverteu a concepção de maior/menor no Reino. O mais importante para Jesus é aquele que, para o pensamento comum e dominante, é o menos importante. É estranho observar as coisas por esse ângulo. Como assim, o mais importante é o que tem menos a oferecer? Como assim, o servo é o maior? 

Numa cultura onde os cargos, as posições e os títulos mais elevados são os mais almejados, é estranho dizer que alguém é mais importante por servir. As livrarias cristãs estão cheias de títulos como "Os 7 passos para se tornar um líder servo", "Seja um líder servo", "O verdadeiro líder tem que ser servo", blábláblá. Isso só evidencia uma coisa: nós preferimos ser "líderes servos". Ninguém quer ser apenas e simplesmente um servo. Tem que ter um título pomposo antes.

Mas Jesus nos convida a não dar atenção a títulos de mais ou menos importantes. "Esqueçam isso e se ponham a serviço dos outros. Parem de dar importância a questões banais como essas e comecem a ajudar os pequeninos e, ajudando-os, vocês servem a mim. Servindo a mim, vocês servem ao Pai".

Esse é o ponto. Que o tal Nazareno nos ensine que o maior não é aquele que mais sabe, que tem o melhor cargo, mais poder, mais bens. É aquele que simplesmente considera a preocupação de ser "maior" como banalidade e se lança em serviço amoroso, lavando os pés alheios.

Netto Britto, ainda com uma expressão de "como assim?".

3 comentários:

  1. Man, eu estava pensando sobre isso ontem antes de saber do seu post. Questionava a Deus se existem pessoas que nascem apenas para fazer outros felizes e se anulam aqui nessa terra, e Ele me fez lembrar de Jesus e muitos outros. Excelente texto. Coerente como sempre. Parece o capítulo de um livro que certamente vou apreciar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Zhé! Isso é tão estranho, porque vai contra tudo o que nossa cultura prega... Mas Jesus falou: quem não estiver pronto para morrer como eu, não serve pra ser meu seguidor. E como ele morreu? Ele se sacrificou por outros! Assim, devemos estar prontos para o sacrifício. Mas como é difícil! rs Quem sabe, essas nossas ideias não se transformam em livro? hahaha

      Excluir