Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

EU SOU UMA PROSTITUTA


Conversando com meu tio que é pastor, lembrei que a história de Oséias é pra quem gosta de um bom drama. Deus mandou que o profeta casasse. Oséias deve ter pensando que seria com a mulher mais bonita do templo, a que nunca faltava à sinagoga. Na mente dele, sua pretendente seria a de melhor reputação, uma mulher "de Deus". Deus, porém, mandou que ele se tornasse marido de uma prostituta chamada Gômer.

Oseias amou Gômer. Casou-se com ela, a viu de forma apaixonada. Ele deve ter ficado feliz quando sua amada engravidou pela primeira vez. E deve ter ficado triste quando Deus lhe disse que o filho não era seu. Na segunda gravidez de Gômer, Oséias deve ter saltitado de alegria. Mas o filho não era seu. Na terceira gravidez, o profeta não deve ter perdido a esperança. Mas Deus outra vez falou que a criança era de outro homem. Assim, nasceram Jezreel (Morte), Lo Ruama (Desgraça) e Lo Ami (Não é meu povo).

A traição de Gômer era passível de um duro castigo, segundo a Lei. Ela podia ser apedrejada até a morte, por exemplo. Mas Oséias não quis isso. 

Gômer era apaixonada por seus amantes. Fugiu ao encontro deles e abandonou Oséias. Oséias amava Gômer, mesmo depois de tantas traições. Os amantes de Gômer, porém, não quiserem saber dela. Queriam vendê-la como escrava. E quem iria comprá-la? Quem pagaria um alto preço por ela?

Oséias deve ter ficado sabendo que sua mulher estava sendo vendida na feira. Deus lhe mandou ir ao encontro de Gômer outra vez. Com o coração cheio de saudade, com os olhos cheios de lágrimas, com o peito disparado e a respiração ofegante, o profeta vai ao encontro dela. Não aguentava mais tanto tempo de separação e ele mesmo a comprou. Pagou um alto preço por ela, não para usá-la com escrava, mas sim para que ela vivesse como sua esposa. 

O drama de Oséias é a história de Jesus. Oséias é uma representação veterotestamentária de Cristo. Gômer é o Israel de Deus. Israel é a representação veterotestamentária da Igreja. A Igreja somos nós, eu e você.

Pode ser duro falar isso, mas nós somos uma prostituta. Somos a noiva de Cristo e Gômer era a esposa de Oséias. Somos Gômer. Não pelo o que fazemos, não por como agimos, mas pelo que somos em essência. Pecamos pois somos pecadores, não ao contrário. Somos idólatras. Somos indignos. Somos Gômer. Mas o nosso Oséias nos olha com amor. Sempre. Apesar de nossas traições e infidelidades, continuamos sendo a Amada do Messias.

Quando Gômer se casou com Oséias, ela recebeu o nome dele. Se estamos em Cristo, o nome de Cristo passa a ser nosso também. Mesmo a Igreja sendo infiel, o amor de Jesus permanece o mesmo. Mesmo a Igreja sendo Gômer tantas vezes, a misericórdia de Jesus continua firme, não abandona seu posto de "causa de não sermos consumidos".

Quando Gômer estava à venda como escrava, Oséias pagou o preço por ela. Éramos escravos, mas Jesus pagou o preço por nossa rendenção. Ele pagou a quantia do "está consumado". Ele levou sobre si nossas culpas e iniquidades, mesmo nós sendo Gômer. Mas ele não nos comprou como escravos. Nos comprou como Sua noiva. 

Ter consciência de nossa condição de Gômer nos faz ficar maravilhados diante de tanta graça e misericórdia nos dadas livremente. Assim, que o fato de sermos Gômer não nos envergonhe, mas que o fato de Jesus ser tão amoroso e seu amor tão esmagadoramente forte nos deixe constrangidos.

No grande dia, na cerimônia do casamento, enfim, cantaremos:

"Quando alguém seca suas lágrimas
Quando alguém ganha o seu coração e diz que você é linda
Quando você não sabe que é
E tudo que você anseia ver
Está escrito em Seu rosto
O amor veio e, finalmente, a libertou
Naquele dia do casamento" - Wedding Day, Casting Crowns.

Referência: Oséias 1-3


Netto Britto

2 comentários:

  1. Uau... que lindo! Confesso que estou com os olhos marejados... "I'm hooker..."

    Se permitir, compartilharei em breve em meu blog!

    Abraços. Sou seu fã Talmidim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Zhé! Espero que você tenha sido edificado! Que Deus nos ensine a nos vermos como imerecedores!

      Pode compartilhar sim, ficarei feliz!

      Abraços!

      Netto

      Excluir