Páginas

quinta-feira, 8 de maio de 2014

TENDÊNCIAS: CULPA


Ulisses não queria ir à faculdade hoje. Mas ele não podia faltar, estava estourado em faltas. A aula de hoje era a mais chata de todas. Para ele, o conteúdo era cansativo e o método do professor era entediante. Por isso, ou ele faltava ou ficava conversando na sala. Faltar estava fora de cogitação, depois de tantos dias sem ir. Sobrava a última opção.

Era de bater papo mesmo que ele gostava, independente de que aula fosse. Bem, ele não era o único que ficava conversando na hora de aula. Os professores reclamavam, mas ele não estava nem aí. Eles que encontrassem um jeito de prender sua atenção.

Ao receber o resultado das provas, nota baixa em tudo. A culpa é dos professores, que não conseguem prender minha atenção. A culpa é do conteúdo, que me dá sono. Se a aula dos professores fosse mais estimulante, talvez ele não tivesse que ficar conversando em sala. Talvez ninguém reclamasse que a maioria dos alunos não coopera.

Ele discutiu com todos os professores, apontando todas as coisas injustas nas provas. Nenhum professor o ouviu. Ulisses, então, teve uma ideia. Decidiu reclamar dos professores à coordenação. Juntou alguns companheiros de conversa na sala, que também haviam tirado notas baixas, e foram. A voz deles precisava ser ouvida: as aulas estão ruins, por favor, faça os professores mudarem o método para prender a nossa atenção pois, assim, não ficaremos conversando sem parar e enfim poderemos aprender.

Ulisses foi para casa com a sensação de dever cumprido.


Outra tendência do ser humano: justificar seu mau comportamento colocando a culpa nos outros.

Netto Britto

3 comentários:

  1. É sempre mais fácil colocar a culpa em alguém do que assumi-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Zhé! Por que será, ein?

      Excluir
    2. É a tendência de uma moda 'démodé' que nunca deveria ter virado moda.

      Excluir