Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

EU SEI PREVER O QUE DEUS IRÁ FAZER




Por vezes minha presunção atravessa o teto e chega até os céus. Adoro a Deus como quem já está acostumado: "isso aqui eu domino". Sei todos os jeitos de adorar, sei até fazer carão de adoração (aproveite fechar os olhos e enrugar a testa. Pronto, você já tem um carão de adoração. Se abaixar a cabeça, é um booster). Não adoramos mais com temor, tremor e, porque não, um certo terror. Nos consideramos tão grandiosos que nos esquecemos de nos achegar a ele com humildade e um senso de imerecimento. A Bíblia fala para nos achegarmos a Deus com plena confiança (Hebreus 10:19-22). Em Jesus, podemos ter ousadia para nos achegar ao Eterno. Porém, o que temos feito é nos achegado com orgulho, como se fôssemos dignos. Os mais dignos.

Nos julgamos entendedores. Temos uma certeza, ainda que escondida, de que sabemos e podemos prever como Deus age ou agirá. Deus pode agir dessa forma, mas daquela outra não. Então, lá do alto, Ele ri de nossa presunção. De repente, Ele age de um jeito que não esperávamos que fosse possível. Ele fala por um meio que não conseguiríamos prever jamais. Ele nos encontra por um caminho que "cara, Deus não anda por aí". Aí ficamos sem entender. Ele nos fez cair do nosso cavalo de certezas e soberba. 


Meu conselho? Renda-se ao mistério e maravilhe-se a cada dia. Entregue-se à certeza de que você não sabe nada sobre Ele, ainda que você conheça muito de Bíblia, ainda que sua experiência já seja longa e nada tenha fugido daquilo que você sempre viu até hoje. Isso é humildade, isso é se reconhecer como dependente dEle. É, ainda, viver com expectativa de que Ele sempre poderá te surpreender. Pare de achar que você pode prever o próximo passo do Grande Criador.

Há alguns dias, essa tem sido a oração mais constante em meus lábios:
"Cada vez que eu me sentir bom demais diante de Você, santo demais para me achegar, orgulhoso demais da minha teologia, por favor, me faça cair do cavalo".

[Essa é apenas uma reflexão. Não é tudo o que penso. Podem ser generalizações. Não é uma tentativa de juízo, mas de questionamento. Não se sinta julgado, mas questionado.]

Um comentário:

  1. É o que Paulo nos traz como reflexão quando fala da ceia. Esse ato de se auto examinar, precisa ser diário. Precisamos sempre rever nossas motivações! Obrigado por isso. Por esse lembrete. Deus é bom e eu não.

    ResponderExcluir