Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

FELIZ DIA NOVO!



Os dias se arrastam, a rotina vai consumindo as nossas forças. Segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo e... ah, não, já é segunda outra vez! A segunda-feira é cheia de tédio e já começamos a semana sem disposição. Nossa disposição vai caindo a cada dia, mas quando chega a sexta-feira ela dá um salto de alegria. O fim de semana tá chegando. Desde segunda-feira esperávamos por ele. A espera é tanta e o fim de semana tão rápido que não nos contentamos em ter tão pouco tempo "para nós".

É verdade que precisamos de um tempo livre. Livre de acordar cedo, livre das preocupações rotineiras, livre dos ônibus e trens lotados, livre dos chefes chatos. Janeiro está quase acabando, fevereiro vem aí para estabelecer a rotina de forma completa e permanente. A esperança e expectativa pelo ano novo que tínhamos nas festas do fim do ano anterior se esvai enquanto os problemas aparecem e nossos dias parecem sempre os mesmos. Percebemos que ainda temos que acordar cedo, que o trem não deixou de ser lotado, que o chefe não deixou de ser chato. Quando será o próximo feriado mesmo?

Pouco a pouco, desejar "Bom dia!" se torna algo automático, robótico, sem vida. Uma mera convenção social. Não transmitimos toda a esperança que um "Bom dia!" tem que transmitir. Talvez por causa do cansaço que os problemas nos causam. Talvez porque vemos dias normais como uma longa e difícil ponte que temos que atravessar até o fim de semana chegar.

Não viva esperando pelo fim de semana. Mude seu foco. Viver preso ao amanhã impede que você viva o hoje e tudo o que viver o hoje tem de bom. Deixe cada dia revelar o seu próprio mal. Esqueça o mal de ontem e não se preocupe com o de amanhã. Viver a preocupação paralisante do amanhã te faz perder de vista o presente e o futuro. Hoje é o dia que você tem para encontrar e ser encontrado por Deus.

Se seus olhos forem cheios de expectativas, seu corpo será cheio de luz. Se o modo como você enxerga a vida for cheio de expectativa boa para o HOJE e não apenas para o amanhã, seus dias serão mais felizes. Talvez a expectativa não seja atendida. Mas não deixe que nada nem ninguém estrague seu dia. E, se estragar, quando um novo dia começar, deixe novas expectativas nascerem em seu coração. Hoje é um novo dia, nova oportunidade de viver, de ver o céu, de ouvir a voz de quem você gosta, de abraçar, de sentir aquele perfume bom. Há novas misericórdias para hoje, um novo som para se escutar, novas imagens para serem vistas, novas coisas para serem aprendidas. O novo dia ainda não foi explorado!

Adeus, dia velho. Passou. Tenho novas 24 horas, um dia inteiro para explorar! Encarando assim, as segundas-feiras não serão tediosas, mesmo que sejam cheias de coisas chatas. Viver assim é viver mais leve. Não falo de um otimismo piegas, que fica cego à realidade de que nem tudo são flores. Falo de uma ESPERANÇA que se renova a cada dia. 

Coloque mais esperança em seu "Bom dia!". Esperança de que o dia novo seja realmente bom. Deseje "bom dia" com a mesma esperança que você deseja "Feliz ano novo".


FELIZ DIA NOVO!


Netto Britto, por sugestão de um amigo.





2 comentários: