Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O MAIS IMPORTANTE

Os fariseus do tempo de Jesus davam mais atenção a regras e a rituais do que a pessoas. Prova disso é que ninguém podia descascar trigo para comer, nem ajudar alguém, caso o dia fosse sábado (Marcos 2:18-28; 3:1-6). Mas Jesus tinha em mente que a Lei foi dada por causa do homem, e não o homem feito por causa da Lei. Ele preferia ajudar, pois, o que mais importava eram as pessoas.

Nós não estamos muito longe do pensamento dos fariseus, não. Estamos tão concentrados em nossos eventos, em que tudo saia conforme o planejado, que dê tudo certo e seja um sucesso, que os outros comentem, elogiem, aplaudam (ainda pensamos que, "se homens aprovam, na certa Deus também tá aprovando"), e acabamos esquecendo das pessoas.

PESSOAS. Para Jesus, mais importante que tudo o mais. Mas nós, fechados em nossos próprios grupinhos, esquecemos que existem pessoas precisando de nós, até mesmo dentro de nossa congregação. Pessoas que deveriam estar juntas de nós, para podermos curá-las e ajudá-las, mas que não se achegam, por causa de nós mesmos. Pessoas atrás das quais nem vamos, porque elas, bem, não mostraram um dom ou talento que me possa ser útil.

Sim, ainda medimos as pessoas pela função que elas ocupam ou pelo que podem desempenhar. Ainda colocamos mais importância em alguém por causa do dom ou talento que este tem. Ainda vemos as pessoas como peças. Se se encaixam naquilo que eu desejo, são importantes. "Ter fulano no meu grupo é essencial, porque ele toca demais", "Vou ser amigo(a) dele(a), porque ele(a) é bonitinho(a)". Enquanto isso, outras pessoas, que não têm talentos fantásticos, nem beleza ou bens, passam desapercebidas. "Eu? Não, você está enganado. Não sou capaz disso." Acredite, isso é inconsciente em nós, é algo mais profundo, é da nossa cultura, da nossa natureza decaída. Aconteceu em toda história da Igreja. Foi por isso que Paulo colocou em algumas de suas cartas que, em síntese, não é nossa função que determina nossa importância no Corpo de Cristo, afinal, "ninguém é melhor do que ninguém. Cada pessoa tem valor singular e inestimável (Gálatas 5:26 - AM)".

PESSOAS. Que ajudá-las seja a razão pela qual subimos em um púlpito, a razão pela qual organizamos um evento ou escrevemos um post, não pelo que o que elas podem nos oferecer (como um dom, um bem, elogio, posição ou "curtidas" no Facebook), mas pelo que elas são.

PESSOAS, a razão pela qual o Senhor do Universo desceu do seu trono e morreu numa cruz.


#Vivendo para o Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário