Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

QUEM SOU EU?


Quais são seus pensamentos a respeito de si mesmo? O que define aquilo que você é? São seus bens, seu conhecimento, seus cargos? São os prêmios que você já ganhou, os elogios que você recebe, as críticas que te fazem? Seus atos definem quem você é, ou quem você é define seus atos? Quem é você?

Ultimamente, tenho pensado bastante nessa pergunta. Ela pode parecer tediosa. É, porém, uma das mais difíceis de responder e a mais importante de todas. É preciso que eu saiba quem sou para agir com base nisso. Se não sei quem sou, meus atos são determinados pelo que os outros dizem, pelo que a sociedade diz, pelo que o mundo diz. 

Preciso ter consciência de quem eu sou. E quem eu sou não pode estar baseado no que os outros dizem, não pode estar baseado em coisas que hoje estão aqui e amanhã desaparecem. Nada disso pode definir quem sou. Sou o que sou, simplesmente. E ajo sob isso. Mas... quem sou eu?

Como cristão, tenho a certeza de que sou o que Jesus diz que eu sou

Sou filho de Deus (Gálatas 3:25-26, Romanos 8:16, 1 João 3:1)

Sou amado por Deus (Romanos 5:8)

Sou livre (Gálatas 5:1)

Sou mais que vencedor (Romanos 8:37)

Sou justo (Romanos 3:24-28)

Sou santo (1 Coríntios 6:11)

Sou salvo (Efésios 2: 8-9, Hebreus 7:25)!

E essa é só uma pequena lista, mas que já serve por enquanto. 

Saber quem somos em Cristo é muito importante. E aqui friso bem o "SOMOS". Tempo presente. SOMOS. É o que Jesus diz que define sua identidade. E é a sua identidade que define como você age, não o contrário.

Que isso tome conta de todo nosso ser. Que a Palavra e o que ela proclama tome toda a nossa mente. Então, quando o pecado vier forte, você dirá: eu sei quem sou e você não faz parte da minha identidade. Quando faltar auto-estima, você lembrará: sou filho amado do Pai, isso basta. Quando o sentimento de fracasso tentar te subjugar, você proclamará: eu sou mais que vencedor! 

"Eu sou o que Ele diz que eu sou". Não o que falam de mim, não o que o pecado me fez ser. Agir pelo que sou ao invés de tentar agir para ser é deixar o Espírito no controle. Ter o pensamento dEle a meu respeito me liberta para viver. E viver com a consciência de quem já sou, com a esperança de que, no grande dia, serei como Ele é!

Você é o que Ele diz que você é! De hoje em diante, viva por essa certeza!

Netto Britto

2 comentários:

  1. Eu sou aquele que precisa constantemente se lembrar de quem eu realmente sou n'Ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou, Zhé! rs Preciso constantemente me lembrar que sou o que Ele diz que sou!

      Excluir