Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

PORQUE A HUMILDADE VEM DO SOLO - Uma reflexão sobre lugares.


Depois disso, ele ensinou uma lição aos convidados ao redor da mesa. Percebendo que alguns disputavam o lugar de honra, disse: “Quando alguém convidar vocês para um jantar, não ocupem o lugar de honra. Alguém mais importante que você pode ter sido convidado, e o anfitrião dirá, na frente de todos os convidados: ‘Desculpe, você pode me dar licença? O lugar de honra pertence a este homem.’ Com a maior vergonha, você terá de se acomodar na última mesa, no lugar que sobrar.
“Quando você for convidado para uma festa, sente-se no último lugar. Quando o anfitrião entrar na sala, ele dirá: ‘O que você está fazendo aí? Venha para a frente’. Você será motivo de comentários na festa! O que eu estou dizendo é que, se você andar por aí com o nariz empinado, vai acabar com a cara no chão. Mas, se souber ficar no seu lugar, será recompensado” (Lucas 14:7-11 – A Mensagem).

Os lugares de honra são sempre os mais desejados. Nós sonhamos com as melhores posições, os melhores cargos, os aplausos mais estridentes, o lugar onde possamos ter mais admiração. Isso não era diferente na época de Jesus. Ele, porém, veio subverter as coisas.
“Não se importe com o melhor lugar, escolha o menos importante!” – essa foi a recomendação do Mestre. Ele também falou que, se alguém escolhe o último lugar, tem a chance de ser convidado para o primeiro e, assim, ser honrado. Mas... e se eu sentar na cadeira menos importante e não for convidado para a cadeira da frente? Ficarei frustrado. Afinal, não é o último lugar que quero!
Pelo discurso de Jesus, noto que a ênfase dele não está em se escolher a posição de menos valor como um meio para chegar à posição de honra. Não é isso que Ele quer dizer – ainda que pareça.  Ele, na verdade, me ensina que não devo me preocupar com posições. Ele me ensina que minha importância não está no lugar que ocupo. Ele me ensina que não devo me ter em tão alta consideração, comunica que eu devo deixar o melhor lugar para os outros e me contentar em ser o último, a sentar no banco que ninguém quer.
É uma questão de humildade. "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5.3). A palavra em grego usada para “humildes” nesse texto é equivalente a “pobres”, “mendigos”. A nossa palavra “humildade” deriva do latim “humus”, a parte viva, orgânica, do solo. É de humus também que deriva “homem”, “humano”, “humanidade”. Sim, pois o homem veio do pó da terra. E é para lá que nosso corpo mortal retornará.
Isso me deixou maravilhado e me fez compreender que o humilde é alguém inteiramente conectado com sua humanidade. Enquanto o soberbo é alguém que se acha superior aos outros, maior que todos, um "pequeno deus", o humilde é alguém que sabe quem realmente é. Que reconhece que é um miserável dependente do Deus Todo-Poderoso. O humilde não se vê como melhor que ninguém, pois sabe que também é humano e não tem valor em si mesmo, a não ser o valor que o Eterno lhe confere. E nada pode aumentar ou diminuir o valor com  que Deus vê o ser humano.
Humildade é reconhecer que eu não sou nada, independente do lugar que ocupo.

Que o Eterno me faça ser humilde assim. Afinal, naturalmente o lugar de honra me seduz. O último lugar não é o que eu quero. Prefiro firmar meu valor na posição de importância que tenho.
Que o Mestre da humildade, que foi humilde e assumiu forma de servo (Filipenses 2:6-9) me ensine o contentamento com o último lugar.
Pois quem se contenta com o último lugar, quando convidado à posição de honra, a encara como dádiva. E dádiva é sinônimo de Graça.

Querendo querer o último lugar,
Netto Britto.

3 comentários:

  1. Meu Deus! EMOCIONANTE esse texto! Netto, minha oração é para que Deus continue te iluminando para escrever textos excelentes como esses! Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Fico feliz em poder compartilhar o que tenho aprendido! Deus abençoe! =D
      Netto B.

      Excluir