Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ZAFENATE-PANEIA


Todos os cristãos conhecem a história de José, aquele carinha que foi vendido como escravo pelos próprios irmãos e se transformou numa pessoa importante do Egito. A história dele é narrada do capítulo 37 ao 50 do livro de Gênesis.
Já ouvi muitas pregações sobre José, o Sonhador. E, em 99,9% delas, os pregadores colocaram José no papel principal e Deus como coadjuvante. Deus como alguém que só queria dar a vitória a José. Deus só queria realizar os sonhos de José e fazê-lo ser importante. Pregações do tipo “Deus vai realizar seus sonhos se tão somente você for como José”, “Deus vai te colocar em altos cargos”, enfim, reflexos de uma mentalidade triunfalista e longe do verdadeiro Evangelho de Cristo.
Mas o que eu noto é que a história de José não é realmente a “história de José”. É, na verdade, a história de Deus. DEUS é o ator principal. José foi apenas um instrumento. Tudo o que aconteceu na vida deste, aconteceu para que o SONHO DE DEUS fosse realizado. E, nem de longe, o sonho de Deus era simplesmente dar um cargo alto a alguém.
Deus, pra começar a história dEle através do Sonhador, mostrou ao menino de 17 anos que ele iria governar sobre seus irmãos. Creio que essa foi a estratégia do Eterno para que José chegasse ao Egito, uma grande potência da época. O garoto chegou lá como escravo e, porque Deus estava com ele, era abençoado em tudo. Por causa disso, Potifar deixou tudo o que possuía sob a responsabilidade do hebreu. Assim, José surpreendeu os egípcios porque DEUS ESTAVA COM ELE (cf. Gn 39:1-6). José mostrou àquele povo que o DEUS de Israel é PODEROSO.
José não foi levantado simplesmente para dar uma lição nos seus irmãos e receber honras deles. Não. ELE FOI LEVANTADO PARA SALVAR MILHARES DE PESSOAS DA FOME E, DESSA FORMA, TORNAR DEUS CONHECIDO AOS EGÍPCIOS.
Ele viveu em uma cultura diferente da sua, assimilou traços como roupas, adornos, compromissos, técnicas, mas continuou a adorar somente ao Único digno. Ser escravo, ser preso, interpretar sonhos e ter um alto cargo foram apenas coisas secundárias que o Eterno usou na vida de José. Foram apenas estratégias, meios para um determinado fim. E o fim que o Eterno desejava era salvar vidas e fazer todos conhecerem que só Ele é Deus.
Não dá pra contar quanta gente foi salva da fome através de José. Apenas o Egito tinha comida quando chegaram os 7 anos de seca e isso porque Deus usou o cargo de influência do hebreu naquela terra para salvar os egípcios e os povos vizinhos. E o Sonhador fez seu trabalho direitinho. Administrou tudo para a glória de Deus. O próprio faraó reconheceu Deus através de José, dando a este o nome de Zafenate-Paneia, que significa “Deus fala e Ele vive”.
Eu não sei qual é o seu nome, mas nós SOMOS JOSÉ NA NOSSA GERAÇÃO. Estamos neste mundo, nesta época, para cumprir um chamado e escrever não a nossa história, MAS A DE DEUS. Estamos aqui para sermos conhecidos pelo mundo como pessoas que carregam o nome de Cristo.
Jesus tem um chamado específico para cada um de nós. Na maioria das vezes, “chamado” NÃO é fazer algo na igreja. Pode ser que seu chamado seja ser influência na sociedade, na sua área de trabalho, seja qual for, para livrar pessoas da fome, para melhorar o lugar onde você vive, para salvar vidas das drogas, para influenciar através da mídia, da arte e da cultura. Seu chamado pode ser sair pregando o evangelho pelo mundo ou no seu bairro. Seu chamado é desempenhar aquilo que você foi incumbido de fazer da melhor forma possível e trazer glória ao nome de Cristo. É usar o seu trabalho não apenas para ganhar dinheiro, mas, sobretudo, para servir às pessoas. É ser empresário ou auxiliar de limpeza para a glória de Deus. É fazer Jesus ser conhecido como o Salvador, o redentor da sociedade, a cura do homem como ser espiritual, emocional e físico.
Então, o mundo olhará para você e te chamará de “Deus fala e Ele vive”, “Deus é criativo”, “Deus viu minha necessidade”, “Jesus me ama”, “Jesus transforma tudo”, “Jesus é redentor”, “A salvação está em Cristo”.

Netto Britto

13 comentários:

  1. Deus realmente fala.
    Glória a Ele!

    ResponderExcluir
  2. Olha ,...eu fiquei admirada com esta escrita .gostei muito ,pois faz com que pensamos melhor nas nossas vidas.É ver que Deus está realmente no comando de tudo e de todo aquele que nele crê.Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Olha ,...eu fiquei admirada com esta escrita .gostei muito ,pois faz com que pensamos melhor nas nossas vidas.É ver que Deus está realmente no comando de tudo e de todo aquele que nele crê.Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Amei essa pastagem , muito iluminado por Deus essa Pessoa que postou , fica com Deus e que ele continue te dando sabedoria ..

    ResponderExcluir
  5. Muito importante a forma que você transmitiu essa visão.
    Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  6. òtimo, procurava apenas a referencia de Zefanete Paneia e obtive um excelente texto para meditação. Forte e inspirador. Pr Junior Barbosa

    ResponderExcluir
  7. Eu sou um Zafenate-Panéia!
    Por que?
    Resposta é simples ele me tirou da escravidão e me pois em um alto retiro.

    ResponderExcluir
  8. Glória a Deus! Ótima mensagem! Nosso sofrimento é pra glória de Deus! Aleluia!

    ResponderExcluir
  9. Essa mensagem abriu minha mente para uma outra mensagem. Glória Deus muito bom esse texto.

    ResponderExcluir