Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2013

À Luz das Escrituras


"Pessoas sem conhecimento e informação se tornam massa de manobra". Durante minha vida inteira escutei essa frase de maneira esporádica, mas agora que estudo Comunicação Social, a ouço constantemente. Nesses dias, refletindo sobre ela, pensei: "peraí, isso é bíblico!".
 
Meu povo está arruinado porque não sabe o que é certo nem verdadeiro. Vocês viraram as costas para o conhecimento, por isso eu virei as costas para vocês, sacerdotes. Vocês se negam a reconhecer a revelação de Deus, por isso já não reconheço seus filhos. Quanto mais sacerdotes, mais pecado. Eles transformam a glória em vergonha. Eles se alimentam dos pecados do meu povo. Não conseguem esperar para ver o que há de mais novo em maldade. O resultado: tal sacerdote, tal povo; tal povo, tal sacerdote. (Oseias 4:6-10 - A MENSAGEM).
 
O povo de Israel não tinha entendimento algum. Não conhecia a verdade e o Deus verdadeiro e, mesmo aqueles que tinham por obrigação conhecê-lo - os sacerdotes, não queriam saber dEle. Como resultado, o povo sofreu abusos ("Eles [os sacerdotes] se alimentam dos pecados do meu povo"), o povo se tornou tolo, idolatrando falsos deuses e a si mesmos. Tudo isso por desprezar o conhecimento de Deus.
 
Se não temos conhecimento da Verdade, podemos facilmente ser induzidos ao erro, à mentira. Se não conhecemos o verdadeiro Evangelho, somos presas fáceis para o falso. Se não conhecemos quem é o Pai de Jesus, caímos na idolatria de um deus enganoso.
 
Em Atos 17:10-12, Paulo prega ao povo da Bereia, que examinou à luz das Escrituras tudo o que o apóstolo disse. Eles estavam abertos à mensagem, mas conferiram na Palavra se aquela mensagem era verdadeira. Os bereianos não eram maliciosamente suspeitos, mas eram inteligentemente ensináveis. Eles "examinaram tudo para reter o que é bom" (cf. 1 Tessalonicenses 5:21), e foram chamados de "mais nobres que os de Tessalônica". Não temos registro de Paulo xingando eles porque passaram as palavras do apóstolo pelo crivo da Palavra. Pelo contrário, a Bíblia nos ensina, em 1 João 4:1:
 
Meus queridos, não creiam em tudo que ouvem. Examinem cuidadosamente o que os outros dizem. Nem todo mundo que fala de Deus vem de Deus. Há muitos pregadores mentirosos mundo afora. (A MENSAGEM)
 
O problema é que a maioria dos cristãos de hoje não querem ser inteligentes. Não querem examinar as coisas que são ditas, que são pregadas, que são escritas em livros ou em blogs. O resultado? Prevalece no nosso meio um falso evangelho, baseado naquilo que eu faço para merecer a aprovação de Deus. Prevalece entre a comunidade cristã pregações que massageiam nosso ego, em vez de nos confrontar. Pregações e músicas muitas vezes antropocêntricas, que tornam Deus nosso criado de luxo. A cruz é esquecida, a graça é escanteada. A mensagem de Cristo, de amar nossos inimigos e de servir a todos, é substituída por uma mensagem de vingança, de colocar Deus na berlinda, de barganhar com o Todo Poderoso, de ser o MAIOR DE TODOS, de ter POSIÇÕES DE DESTAQUE, uma mensagem de dança sobre a carcaça dos nossos "inimigos". Esquecemos que nosso inimigo não é de carne nem sangue.
 
O povo, por falta de conhecimento fundamentado na Palavra, sofre abuso por parte de falsos profetas da atualidade, que prometem bênçãos e milagres em troca de ofertas. E não só isso. Por não conhecer o Evangelho verdadeiro, muitos estão presos numa religião legalista, que leva o nome de Cristo, mas prega segregação, ódio e orgulho, em vez de compaixão, misericórdia, amor e humildade.

Martinho Lutero, sim, aquele da Reforma Protestante, denunciou os abusos que a igreja de sua época praticava. Mentiras eram pregadas, salvação por barganha era vendida, "perdão de pecados" era artigo de comércio. O povo não tinha acesso às Escrituras e, por isso, era enganado. Lutero passou dias e dias trancado em seu quarto no mosteiro, examinando a Palavra e orando. Dessa forma, conheceu a justificação pela graça e partiu para a Reforma.
 
Examinemos, então, o que nos é pregado. Mas não vamos desenvolver um criticismo arrogante, uma suspeita maliciosa. NÃO! Nem tampouco analisar as coisas com base em nossas opiniões. NÃO! Muito menos descartar, sem análise racional e bíblica, o que não condiz com "a doutrina da minha igreja". Vamos confrontar com a Palavra aquilo que nos é dito. Ver se condiz com a mensagem do Evangelho. Para isso, temos que conhecê-la, gastar tempo estudando a Bíblia, conhecendo a vontade revelada de Deus. Lembre-se que, se você não tem conhecimento, você é facilmente manipulado! Se você não conhece a Verdade, a mentira passa despercebida por seus olhos e ouvidos e fica alojada em sua mente, como se fosse verdade. 
 
E, por favor, comece examinando este post à luz das Escrituras. E, se você achar que algo foi herege, comente e discuta sadiamente, FUNDAMENTADO NA PALAVRA e não nas suas opiniões!


NETTO BRITTO

2 comentários:

  1. É meu querido. Fugimos do conhecimento de Deus! Se Jesus vivesse em nossos dias, ele seria ignorado e desprezado, como é descrito em Isaías 53. Literalmente hoje quem quer viver o evangelho de Cristo é considerado um louco. Que possamos levar o conhecimento a todos que pudermos, mas que não sejamos arrogantes ao ponto de nos considerar os donos da verdade! Que Jesus nos ajude a levarmos a verdade da forma mais simples possível! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Zhé! Conhecimento é importante, mas sem AMOR, não vale nada! Seguir o exemplo do Mestre, que é manso e humilde, ainda é obrigatório pra nós, que nos chamamos seguidores dEle! Um abraço, Zhé!

      Excluir